O que é Saúde 4.0?

Por Matheus Ribeiro em

Antes falar sobre a Saúde 4.0, precisamos entender o que é a Industria 4.0. A Industria 4.0 é uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de sistemas ciber-físicos, internet das coisas e computação em nuvem. Então junto com essa quarta revolução industrial, há também a vinda de vários benefícios, são eles:

  • Menos custos: Como a tecnologia é baseada em nuvem, não será necessário muitas pessoas para gerenciar e manter sistemas, o número de funcionários irá diminuir, uma vez que as maquinas irão fazer muitas funções que hoje adotamos pessoas para realizá-las, tendo assim um trabalho mais rápido, e com menor custo.
  • Operações em tempo real: Utilizando a tecnologia, será possível a construção de um banco de dados,vindo diretamente dos processos de produção da fábrica, em tempo real. desse modo, operar em tempo real irá auxiliar em grande escala na tomada de novas decisões da empresa.
  • Manufatura modular: As máquinas poderão ser alteradas/reprogramadas com facilidade, dessa forma, a flexibilidade nos processos de produção irá ser maior, permitindo a facilidade na criação de novos produtos, alterando algum produto já existente, já que a forma de alterar as máquinas será mais rápida.
  • Operações Integradas: Com a adoção do sistemas ciber-físicos, as fábricas ficarão mais inteligentes, dessa forma, a infraestrutura será capaz de estabelecer contato com a cadeia de fornecedores e clientes, tendo assim, uma demanda mais sincronizada, proporcionando mais benefício à empresa.
  • Otimização: A otimização é importantíssima para uma empresa, com a otimização da indústria 4.0, a empresa que utiliza os dispositivos inteligentes, terá tempo de inatividade quase zero, já que as máquinas não precisam de descanso como as pessoas, oferecendo maior numero de produção, com menor custo e mais facilidade, não precisando da mão de obra humana.

Agora quejá vimos um pouco sobre a Indústria 4.0 e seus benefícios, saberemos como a saúde se enquadrará nessa quarta revolução industrial.

O objetivo da Saúde 4.0 é utilizar investimentos em tecnologia na área da saúde, buscando a prevenção de enfermidades e a garantia do bem-estar físico e mental dos pacientes. Afim de padronizar as informações para um melhor entendimento, a indústria Brasileira cria uma aliança chamada ABIIS – Aliança Brasileira da indústria inovadora em Saúde cria os DMAs (A sigla DMAs se refere a dispositivos médicos no sentido amplo) e os segmenta em 4 setores para melhor explorar o mercado. São eles:

  • Dispositivos médicos no sentido restrito: Se refere a materiais, instrumentos, aparatos ou máquinas utilizados na prevenção, diagnóstico ou tratamento de sintoma ou doença, com o objetivo de detectar, medir, restaurar, corrigir ou modificar a estrutura ou função do corpo para algum propósito de saúde.
  • Equipamentos médicos: São os tradicionais aparelhos médicos usados em consultórios e hospitais que requerem calibração, manutenção e treinamento de quem o manuseia. O propósito do equipamento é diagnosticar um problema de saúde, com interpretação exclusiva do exame feita por um especialista que assina o laudo do exame e entrega ao paciente.
  • Diagnóstico “in vitro”: Consiste num reagente, instrumento, aparelho ou um sistema usado in vitro no exame de amostras do corpo humano de forma a obter informações sobre os estados fisiológicos, de saúde ou de doença ou de anomalia congênita.
  • E-saúde: Também chamada de Telemedicina e Telessaúde, abrange áreas e produtos para a saúde que se utilizam das tecnologias da informação para diagnóstico, atendimento, automonitoramento, educação e prestação de serviços remotos em saúde.

São essas os 4 DMAs que a Saúde 4.0 engloba.

Como visto, os benefícios da Saúde 4.0 para a população e os profissionais da saúde são incontáveis: economia de gastos e tempo, mais conforto, mais precisão nos diagnósticos e etc.

Saiba como o ARKED.IA participa da quarta revolução industrial, fornecendo melhoras nos processos de clínicas e uma IMENSA economia de gastos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *